terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FIM DE ANO

         
      Chegou o fim deste ano letivo! A nossa escola deseja à toda comunidade escolar um feliz Natal e um ano de 2013 repleto de  aprendizado. Todos nós esperamos que sua estrela brilhe cada vez mais apontando o caminho do compromisso com a formação integral de cada aluno da escola, com a participação de alunos, responsáveis, professores, funcionários e direção. 
       Um Natal glorioso e um Ano Novo de paz é o que deseja a E.M. Prof. Teófilo Moreira da Costa.
      

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Premiação dos alunos destaques do segundo semestre

         
        Em 29 de novembro, a direção da E.M. Prof. Teófilo Moreira da Costa reuniu os alunos na quadra esportiva da escola para cantar o hino nacional e premiar os alunos que mais se destacaram. Foram premiados os alunos que no 2º semestre deste ano mais se destacaram no aproveitamento, assiduidade, disciplina, participação e compromisso com os estudos e a vida escolar. A Diretora Prof.ª Dr.ª Sandra Ramos premiou  os alunos do 1º turno e a Diretora-Adjunta Prof.ª Carla Coviello premiou os alunos do 2º turno. Cada aluno recebeu um livro e uma declaração da escola parabenizando por ser o destaque neste semestre. Houve muita torcida, emoção e....palmas, muitas palmas para todos que se esforçaram.
        Os alunos que mais se destaram no 2º semestre foram:

1601: Rita de Cássia C. Soares 
          Yan José Ricardo Gomes 
1602: Isabela R. de Oliveira  
          Amanda Beatriz R. do Amaral
1603: Deaguinis G. Costa 
           Maikon C. de Souza 
1701: Andressa da Silva   
           Carolayne Mattos Rodrigues
           Marcelly Moraes de A. Santos
           Sandy S. da Silva
1702: Gilmar Maciel Júnior
           Sandy Evilly Dias Ferreira
1801: Kaio Albert L. Mazza
           Peter Robert M. Rodrigues
           Sebastião Mesquita das Chagas
1802: Marcus Brendo A. de Alcântara
           Milena Vitória N. das Chagas
1901: Gabriel Egydio Pereira
           Beatriz Barbosa de Queiroz
           Sérgio Medeiros C. dos Santos
1902: Joyce Trajano dos Santos
           Kétilla Nazário P. Alves
8901: Emerson da Silva
          Tiago Jesus Borges

 Os alunos que mais se destaram no 2º semestre foram:          

1604: Arislane Soares Bezerra
1703:  Yuri Guimarães da Silva
            Brendo Santana Araújo
1704: Hemilly Santos Moiséis
           Carina Francisco Machado
1705: Joyce Silva Ramalho
           Jailma Martins dos Santos
           André Nascimento Santos
           Thiago Maciel
1803: Maria Eduarda P. da Silva
1804: Carla Nayara da Silva
           Andrezza Cristina Cavalcante Pereira
1903: Gleyce de Freitas Lopes
           Mariane Alves de Freitas
           Daianny Estefani Pereira Maciel
1904:  Kelly Lopes da Silva
1905: Saionara Oliveira da Silva
 8801: Andréia Soares de Mello
           David João Aguiar Lima
          

       













segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

AZULEJO

 

       Um quadrado. Um quadrado branco. Nele, os alunos desenharam em azul, cada um criando o seu azulejo. Juntos, criaram um painel no qual destaca-se o traço gráfico de cada aluno. O trabalho teve como objetivo o fazer artístico da arte do azulejo, trabalhando o grafismo e a geometria.



Beatriz Franco
Professora de Artes Visuais



MÓBILES



              Os móbiles criados pelos alunos trouxeram a experiência do equilíbrio,  do movimento,  das cores,  da leveza e do peso.   O trabalho teve como objetivo conhecer a obra de Alexander Calder e fazer  os  alunos  experimentarem  através  da arte.  Agora, os móbiles balançam ao vento, enfeitando o pátio da escola.


         
Beatriz Franco
Professora de Artes Visuais 
    

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Festa do Halloween na Escola Teófilo

     


        As origens do Halloween

        A festa do Halloween, o dia das bruxas, não tem a sua origem nos Estados Unidos, e sim na Irlanda. Era o dia dos mortos e as bruxas ficavam à solta. O hábito de pedir doces de casa em casa, vem de uma tradição antiga, quando os jovens percorriam a cidade pedindo dinheiro e doces, em troca, prometiam rezar pelas almas dos mortos. O costume de se vingar vinha dos que se negassem a contribuir. As travessuras e a famosa frase "Trick or treat" (Doce ou travessura?) surgiram na mesma época.



       Halloween no Brasil

      No Brasil nunca tivemos a tradição do Halloween, mas há alguns anos escolas e cursos de inglês começaram a comemorar a data para vivenciar um pouco daquela cultura, principalmente com festas à fantasia.



       Halloween na Escola Teófilo

       Na nossa escola, o Halloween foi comemorado com uma exposição de trabalhos dos alunos elaborados com base nas aulas e em pesquisas sobre o tema com o objetivo de estudar o vocabulário e a estrutura da Língua Inglesa, além de ampliar o universo cultural dos estudantes. A mostra de trabalhos foi finalizada com um "quizz" para o qual foram escolhidos 4 representantes de cada turma, a fim de responder perguntas sobre o assunto. No final, o grupo vencedor foi presenteado.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maratona de Histórias da Sala de Leitura

                                Maratona de Contação de Histórias  2012
         
            Com a Sala de Leitura enfeitada como uma tenda, ao som de música árabe e os alunos sentados sobre um tatame coberto por tecido, a plateia entrou no “clima” da narração das “Mil e uma Noites”. Os alunos Lucas Oliveira (T:1801), Isadora Teixeira (T:1902) e Mª  Juliana S. Silva (T:1902) fizeram uma leitura dramatizada da histórias das Mil e uma Noites caracterizados pelos personagens Rei Shariar, Sherazade e Dinazarde, respectivamente.
            A apresentação segue com a declamação da poesia “A natureza” de Ingrid Lima (T: 1602) e que foi  enviada para o “Projeto Poesia na Escola”. A aluna Ana Vitória (T:1602) apresentou um solo de flauta, resultado das aulas de música na comunidade.
            Em seguida, sob a direção do professor de Artes Cênicas Eduardo Hoffman, os alunos Brendo Araujo (T:1703), Yuri Guimarães (T:1703), Gleyce Lopes Pimenta (T:1903) e Rebeca Bello Pereira (T:1903) apresentaram um divertido esquete sobre a peça “O santo e a porca”, de Ariano Suassuna.
            A apresentação finaliza com um canto coral regido pela cantora e professora de Língua Portuguesa Márcia Feitosa Pereira de Araujo com alunas da turma 1602: Isabela, Luêny, Amanda, Ana Gabriela,  Ana Vitória e Nicoly. O coral contagiou a animada plateia que acompanhou a música.
            A Maratona de Histórias contemplou o projeto da Sala de Leitura de 2012 “Leituras poéticas, narrativas e dramáticas”.














                              

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia



FEIRA DE CIÊNCIAS
A Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa promoveu um evento objetivando a integração de conhecimentos científicos adquiridos durante as aulas.
A Feira de Ciências – evento constantemente solicitado pelos alunos – aconteceu no dia 17 de outubro, aproveitando-se a data da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) que foi realizado no período de 15 a 21 de outubro de 2012.  Os principais temas a serem tratados na SNCT foram: Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. Ainda que alguns trabalhos não contemplaram de forma direta estes temas, os mesmos permeiam os conteúdos programáticos e, indiretamente,  estavam presentes  nos trabalhos que foram apresentados por nossos alunos.
Os temas do nosso evento foram selecionados levando-se em consideração os conteúdos referentes a cada ano escolar – do 6º ao 9º ano – em que o aluno se encontra. Muitas sugestões e atividades práticas propostas nas apostilas foram aproveitadas. Outras foram desenvolvidas a partir da própria capacidade criativa e da curiosidade do aluno. Foram respeitadas a facilidade de acesso à pesquisa virtual e o interesse por determinado tema para que o desenvolvimento das atividades fluísse de maneira prazerosa, além de contribuir para a consolidação da construção do conhecimento.
A exposição dos trabalhos convidou o visitante à reflexão e a uma maior compreensão do mundo que o cerca, estimulando, assim, o desenvolvimento de uma mente investigativa.
                                                             Professora Helena Lúcia Taissum de Alcântara













segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma aula diferente de espanhol

       Día de la Hispanidad
     O "Día de la Hispanidad" foi uma explosão de cultura, arte e principalmente petiscos internacionais como rosquinhas cubanas, doce de leite argentino e um "mousse" de tequila que abalaram o nosso paladar.
     Houve um espetáculo de dança, ritmo e muita alegria. A oficina de salsa cubana com dançarinos na companhia de Carlinhos de Jesus abriu o evento que nos brindou com apresentações belíssimas de nossos alunos.
     O público cantou, dançou e se encantou com o grande espetáculo.
     O trabalho foi realizado pela professora de Língua Espanhola Ana Paula Oliveira com os alunos das turmas 1801, 1802, 1901 e 1902.
                          Sebastião Mesquita - T: 1801









quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um passeio maravilhoso!

  Passeio ao Centro Cultural Banco do Brasil

        O passeio ao CCBB(Centro Cultural Banco do Brasil) foi o grande acontecimento do 3º bimestre. O bom comportamento, aprendizagem e a diversão foram o marco-chefe desde passeio.
 Nossos alunos ‘‘destaques’’ representaram nossa escola, e interagiram na maravilhosa, e por que não dizer: espetacular exposição.
             Resumindo: um alimento para o cérebro.
Sebastião Mesquita.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Maratona Escolar Ariano Suassuna




A vida e a obra de Ariano Suassuna

Há 85 anos, em João Pessoa, na Paraíba, nasceu Ariano Villar Suassuna no dia 26 de junho de 1927. Filho de Rita de Cássia Dantas Villar e João Suassuna, que foi governador da Paraíba.

Em 1942, Ariano e sua família se mudaram para o Recife, onde Suassuna cursou a faculdade de Direito. Ele conheceu vários artistas, inclusive Hermínio Borba Filho e juntos fundaram o Teatro do Estudante de Pernambuco. Suassuna já demonstra sua preocupação em levar uma arte de qualidade ao povo.

No dia 19 de janeiro de 1957, casou-se com Zélia Andrade Lima com a qual teve 6 filhos. Ele foi professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) por 32 anos, onde ensinou Estética, Teoria do Teatro, Literatura Brasileira e a História da Cultura Brasileira.

Suassuna foi eleito por aclamação para ocupar a cadeira 32 na Academia Brasileira de Letras (ABL). Nas obras de Suassuna, há dramaturgia, romantismo, poesia, cultura brasileira e tradições nordestinas. Seus personagens são poderosos, valentões, espertos, malandros, palhaços, cangaceiros, medrosos, etc.

Suassuna propõe em suas obras conflito entre dois lados como o cristão e o profano, o divino e o mundano, o bem e o mal, o pobre e o rico.Todas as suas histórias ocorrem no nordeste e vão do regional ao universal. Suas obras foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, polonês. Sua primeira peça teatral foi “Uma mulher vestida de sol” e com ela ganhou o prêmio Nicolau Carlos Magno em 1948.

Logo depois, escreveu obras como Os homens de barro, O santo e a porca, Auto de São João da Cruz, O casamento suspeitoso, A pena e a lei, Farça da boa preguiça, O auto da compadecida, Romance d’A Pedra do Reino e muitas outras.

Daniele Siebra Turma: 1902.



sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conheça a mandala

                                          O QUE É MANDALA?  


                                        Mural com os trabalhos dos alunos da turma 1704


          Mandala é uma palavra que significa círculo, uma representação geométrica da relação entre o homem e o universo (cosmos). Toda mandala é a expressão visual do retorno à unidade. A maioria das mandalas tem a forma de uma flor, de uma cruz ou roda. As mandalas são desenhadas por muitos povos; entretanto, as mandalas consideradas mais belas são as do Budismo Tibetano.
           O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. A construção dos templos, basílicas e catedrais cristãs da Igreja encontram-se imagens ordenadas do cosmos, do mundo.
A mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com o Sagrado, Espiritual ou DEUS.

Qual a função da Mandala ?
          O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. Há mandalas feitas com areia coloridas originárias da Índia. São divididas em quatro partes e funciona como exercício de meditação e contemplação. A arte da mandala, no Budismo, é uma forma de  preparar meditadores principiantes para o estudo do significado da iluminação ( liberação de todo tipo de  sofrimento humano).

                                                Mandalas confeccionadas pelos alunos

            No processo da construção de uma madala, a arte transforma-se numa experiência espiritual (religiosa) e a experiência espiritual transforma-se em arte. Depois de construída, amandala  torna-se  uma construção extremamente colorida e harmônica. Após sua apresentação, é desmanchada; a areia é depositada, geralmente, na água ou soprada no espaço.

Quais os benefícios da arte da Mandala?        
Desenhar ou pintar mandalas pode funcionar como uma terapia ou como meditação. Esta vivência traz muitos benefícios: favorece a concentração; acalma a mente; desenvolve a atenção e permite mudança de conexões cerebrais que facilitam a aprendizagem de hábitos mais positivos e outros estágios mais avançados de consciência. 



Trabalho realizado pela professora  Rosália Monteiro Peixoto Lopes, de Língua Portuguesa.






quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Entrevista com a Profª Carla Coviello


                 TNotícias      

  
                               Diretora-Adjunta Professora Carla Coviello

                                                    Com Sebastião Mesquita
                                                    
  Desta vez, entrevistamos a Diretora-adjunta 

Professora Carla Coviello

  Como é administrar uma grande escola?
  Não é fácil administrar uma escola de 20 turmas e com cerca de 700 alunos, mas é um desafio que nossa equipe (Direção, coordenação e funcionários) aceitou e temos tentado fazer da melhor maneira possível.

  Os alunos têm aceitado bem as novas regras?
  A grande maioria aceita bem e segue as determinações do regimento escolar e entende que isto é importante para o bom funcionamento da escola.

  E sobre os projetos, o que a Direção tem feito até agora?
   Os projetos estão começando a acontecer. Fizemos um torneio de futebol, a festa Julina e outros eventos acontecerão, como a Semana da Ciência e Tecnologia, o Dia de La Hispanidad e a Maratona de Contação de História.

   Recentemente, tivemos um pequeno problema na nossa escola que acabou levando a saída de alguns alunos. Sobre isto, qual é o pensamento da direção? 
  Com certeza, se as medidas adotadas (baseadas no Regimento Escolar) não tivessem sido tomadas, poderíamos ter outros casos na escola.

  Considerando que o nosso ano letivo seja uma estrada, no fim dessa estrada, ao olhar para trás, o que a senhora desejaria ver?
  Eu quero ver uma escola mais organizada, mais limpa, com alunos mais conscientes de seu papel no processo de aprendizagem. Quero que a nossa escola seja respeitada pela comunidade e pelos alunos.

Desde já,  TNotícias  agradece  à Professora Carla  Coviello pela sua colaboração.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


TNotícias
                                                   Diretora professora Drª Sandra Ramos

Entrevistamos a Professora Drª Sandra Ramos que nos contou sobre o que deseja para futuro do nosso colégio:

   De acordo com que vivemos em nossa escola, a senhora acha que os alunos estão colaborando?
  Há colaboração de muitos, mas é preciso melhorar.

  Sobre a diretora-adjunta, Profª Carla Coviello, qual é a ideia que a senhora tem sobre parceria?
  A diretora-adjunta (Carla) é minha parceira. Nada é feito sem que tenhamos conversado. Acredito que esse seja um comportamento importante para que  consigamos uma boa gestão.

  E sobre o uniforme e a disciplina?
  Acreditamos que a disciplina inclua o uniforme. Além disso, usá-lo é exigência do regimento escolar elaborado pela SME. Por isso, ele é exigido.

  O vandalismo na escola tem diminuído nos últimos tempos?
  O vandalismo escolar existia. Com a saída de alguns alunos indisciplinados, isso melhorou significativamente. O que ocorre hoje é vidro quebrado. Por exemplo, um aluno que, jogando um objeto no colega, atinge acidentalmente o vidro. Porém, é necessário que todos colaborem para o bom andamento disciplinar.

  E sobre aulas extracurriculares?
  Gostaríamos de oferecer aulas de dança, teatro etc...
  Penso, porém, em criar o projeto " O Aluno é Professor". É um projeto em que nosso aluno ensinaria aquilo que melhor soubesse fazer.

  Sabemos que existem comemorações por todo o ano, a senhora pretende personalizar essas festas?
  Gostaria de realizar comemorações que envolvessem toda escola de forma que o turno da tarde estivesse junto com o da manhã. Por exemplo, a festa julina, festa da primavera, mostra de talentos etc.

  Eu costumo pensar (entrevistador) que o ano letivo como uma longa estrada em que devemos construir um bom presente...E a senhora, o que deseja ver  quando olhar para trás no final dessa estrada?
  Considerando que o ano letivo é um caminho a ser percorrido, será importante, quando olharmos para trás,  perceber uma trajetória de sucesso.

     Desde já,  TNotícias  agradece  à diretora Drª Sandra Ramos pela sua colaboração.

             Entrevista  realizada pelo aluno Sebastião Mesquita da turma 1801.