sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Conheça a mandala

                                          O QUE É MANDALA?  


                                        Mural com os trabalhos dos alunos da turma 1704


          Mandala é uma palavra que significa círculo, uma representação geométrica da relação entre o homem e o universo (cosmos). Toda mandala é a expressão visual do retorno à unidade. A maioria das mandalas tem a forma de uma flor, de uma cruz ou roda. As mandalas são desenhadas por muitos povos; entretanto, as mandalas consideradas mais belas são as do Budismo Tibetano.
           O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. A construção dos templos, basílicas e catedrais cristãs da Igreja encontram-se imagens ordenadas do cosmos, do mundo.
A mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com o Sagrado, Espiritual ou DEUS.

Qual a função da Mandala ?
          O processo de construção de uma mandala é uma forma de meditação constante. Há mandalas feitas com areia coloridas originárias da Índia. São divididas em quatro partes e funciona como exercício de meditação e contemplação. A arte da mandala, no Budismo, é uma forma de  preparar meditadores principiantes para o estudo do significado da iluminação ( liberação de todo tipo de  sofrimento humano).

                                                Mandalas confeccionadas pelos alunos

            No processo da construção de uma madala, a arte transforma-se numa experiência espiritual (religiosa) e a experiência espiritual transforma-se em arte. Depois de construída, amandala  torna-se  uma construção extremamente colorida e harmônica. Após sua apresentação, é desmanchada; a areia é depositada, geralmente, na água ou soprada no espaço.

Quais os benefícios da arte da Mandala?        
Desenhar ou pintar mandalas pode funcionar como uma terapia ou como meditação. Esta vivência traz muitos benefícios: favorece a concentração; acalma a mente; desenvolve a atenção e permite mudança de conexões cerebrais que facilitam a aprendizagem de hábitos mais positivos e outros estágios mais avançados de consciência. 



Trabalho realizado pela professora  Rosália Monteiro Peixoto Lopes, de Língua Portuguesa.






quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Entrevista com a Profª Carla Coviello


                 TNotícias      

  
                               Diretora-Adjunta Professora Carla Coviello

                                                    Com Sebastião Mesquita
                                                    
  Desta vez, entrevistamos a Diretora-adjunta 

Professora Carla Coviello

  Como é administrar uma grande escola?
  Não é fácil administrar uma escola de 20 turmas e com cerca de 700 alunos, mas é um desafio que nossa equipe (Direção, coordenação e funcionários) aceitou e temos tentado fazer da melhor maneira possível.

  Os alunos têm aceitado bem as novas regras?
  A grande maioria aceita bem e segue as determinações do regimento escolar e entende que isto é importante para o bom funcionamento da escola.

  E sobre os projetos, o que a Direção tem feito até agora?
   Os projetos estão começando a acontecer. Fizemos um torneio de futebol, a festa Julina e outros eventos acontecerão, como a Semana da Ciência e Tecnologia, o Dia de La Hispanidad e a Maratona de Contação de História.

   Recentemente, tivemos um pequeno problema na nossa escola que acabou levando a saída de alguns alunos. Sobre isto, qual é o pensamento da direção? 
  Com certeza, se as medidas adotadas (baseadas no Regimento Escolar) não tivessem sido tomadas, poderíamos ter outros casos na escola.

  Considerando que o nosso ano letivo seja uma estrada, no fim dessa estrada, ao olhar para trás, o que a senhora desejaria ver?
  Eu quero ver uma escola mais organizada, mais limpa, com alunos mais conscientes de seu papel no processo de aprendizagem. Quero que a nossa escola seja respeitada pela comunidade e pelos alunos.

Desde já,  TNotícias  agradece  à Professora Carla  Coviello pela sua colaboração.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


TNotícias
                                                   Diretora professora Drª Sandra Ramos

Entrevistamos a Professora Drª Sandra Ramos que nos contou sobre o que deseja para futuro do nosso colégio:

   De acordo com que vivemos em nossa escola, a senhora acha que os alunos estão colaborando?
  Há colaboração de muitos, mas é preciso melhorar.

  Sobre a diretora-adjunta, Profª Carla Coviello, qual é a ideia que a senhora tem sobre parceria?
  A diretora-adjunta (Carla) é minha parceira. Nada é feito sem que tenhamos conversado. Acredito que esse seja um comportamento importante para que  consigamos uma boa gestão.

  E sobre o uniforme e a disciplina?
  Acreditamos que a disciplina inclua o uniforme. Além disso, usá-lo é exigência do regimento escolar elaborado pela SME. Por isso, ele é exigido.

  O vandalismo na escola tem diminuído nos últimos tempos?
  O vandalismo escolar existia. Com a saída de alguns alunos indisciplinados, isso melhorou significativamente. O que ocorre hoje é vidro quebrado. Por exemplo, um aluno que, jogando um objeto no colega, atinge acidentalmente o vidro. Porém, é necessário que todos colaborem para o bom andamento disciplinar.

  E sobre aulas extracurriculares?
  Gostaríamos de oferecer aulas de dança, teatro etc...
  Penso, porém, em criar o projeto " O Aluno é Professor". É um projeto em que nosso aluno ensinaria aquilo que melhor soubesse fazer.

  Sabemos que existem comemorações por todo o ano, a senhora pretende personalizar essas festas?
  Gostaria de realizar comemorações que envolvessem toda escola de forma que o turno da tarde estivesse junto com o da manhã. Por exemplo, a festa julina, festa da primavera, mostra de talentos etc.

  Eu costumo pensar (entrevistador) que o ano letivo como uma longa estrada em que devemos construir um bom presente...E a senhora, o que deseja ver  quando olhar para trás no final dessa estrada?
  Considerando que o ano letivo é um caminho a ser percorrido, será importante, quando olharmos para trás,  perceber uma trajetória de sucesso.

     Desde já,  TNotícias  agradece  à diretora Drª Sandra Ramos pela sua colaboração.

             Entrevista  realizada pelo aluno Sebastião Mesquita da turma 1801.