terça-feira, 27 de novembro de 2012

Festa do Halloween na Escola Teófilo

     


        As origens do Halloween

        A festa do Halloween, o dia das bruxas, não tem a sua origem nos Estados Unidos, e sim na Irlanda. Era o dia dos mortos e as bruxas ficavam à solta. O hábito de pedir doces de casa em casa, vem de uma tradição antiga, quando os jovens percorriam a cidade pedindo dinheiro e doces, em troca, prometiam rezar pelas almas dos mortos. O costume de se vingar vinha dos que se negassem a contribuir. As travessuras e a famosa frase "Trick or treat" (Doce ou travessura?) surgiram na mesma época.



       Halloween no Brasil

      No Brasil nunca tivemos a tradição do Halloween, mas há alguns anos escolas e cursos de inglês começaram a comemorar a data para vivenciar um pouco daquela cultura, principalmente com festas à fantasia.



       Halloween na Escola Teófilo

       Na nossa escola, o Halloween foi comemorado com uma exposição de trabalhos dos alunos elaborados com base nas aulas e em pesquisas sobre o tema com o objetivo de estudar o vocabulário e a estrutura da Língua Inglesa, além de ampliar o universo cultural dos estudantes. A mostra de trabalhos foi finalizada com um "quizz" para o qual foram escolhidos 4 representantes de cada turma, a fim de responder perguntas sobre o assunto. No final, o grupo vencedor foi presenteado.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Maratona de Histórias da Sala de Leitura

                                Maratona de Contação de Histórias  2012
         
            Com a Sala de Leitura enfeitada como uma tenda, ao som de música árabe e os alunos sentados sobre um tatame coberto por tecido, a plateia entrou no “clima” da narração das “Mil e uma Noites”. Os alunos Lucas Oliveira (T:1801), Isadora Teixeira (T:1902) e Mª  Juliana S. Silva (T:1902) fizeram uma leitura dramatizada da histórias das Mil e uma Noites caracterizados pelos personagens Rei Shariar, Sherazade e Dinazarde, respectivamente.
            A apresentação segue com a declamação da poesia “A natureza” de Ingrid Lima (T: 1602) e que foi  enviada para o “Projeto Poesia na Escola”. A aluna Ana Vitória (T:1602) apresentou um solo de flauta, resultado das aulas de música na comunidade.
            Em seguida, sob a direção do professor de Artes Cênicas Eduardo Hoffman, os alunos Brendo Araujo (T:1703), Yuri Guimarães (T:1703), Gleyce Lopes Pimenta (T:1903) e Rebeca Bello Pereira (T:1903) apresentaram um divertido esquete sobre a peça “O santo e a porca”, de Ariano Suassuna.
            A apresentação finaliza com um canto coral regido pela cantora e professora de Língua Portuguesa Márcia Feitosa Pereira de Araujo com alunas da turma 1602: Isabela, Luêny, Amanda, Ana Gabriela,  Ana Vitória e Nicoly. O coral contagiou a animada plateia que acompanhou a música.
            A Maratona de Histórias contemplou o projeto da Sala de Leitura de 2012 “Leituras poéticas, narrativas e dramáticas”.














                              

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Semana Nacional de Ciências e Tecnologia



FEIRA DE CIÊNCIAS
A Escola Municipal Professor Teófilo Moreira da Costa promoveu um evento objetivando a integração de conhecimentos científicos adquiridos durante as aulas.
A Feira de Ciências – evento constantemente solicitado pelos alunos – aconteceu no dia 17 de outubro, aproveitando-se a data da “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) que foi realizado no período de 15 a 21 de outubro de 2012.  Os principais temas a serem tratados na SNCT foram: Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza. Ainda que alguns trabalhos não contemplaram de forma direta estes temas, os mesmos permeiam os conteúdos programáticos e, indiretamente,  estavam presentes  nos trabalhos que foram apresentados por nossos alunos.
Os temas do nosso evento foram selecionados levando-se em consideração os conteúdos referentes a cada ano escolar – do 6º ao 9º ano – em que o aluno se encontra. Muitas sugestões e atividades práticas propostas nas apostilas foram aproveitadas. Outras foram desenvolvidas a partir da própria capacidade criativa e da curiosidade do aluno. Foram respeitadas a facilidade de acesso à pesquisa virtual e o interesse por determinado tema para que o desenvolvimento das atividades fluísse de maneira prazerosa, além de contribuir para a consolidação da construção do conhecimento.
A exposição dos trabalhos convidou o visitante à reflexão e a uma maior compreensão do mundo que o cerca, estimulando, assim, o desenvolvimento de uma mente investigativa.
                                                             Professora Helena Lúcia Taissum de Alcântara













segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Uma aula diferente de espanhol

       Día de la Hispanidad
     O "Día de la Hispanidad" foi uma explosão de cultura, arte e principalmente petiscos internacionais como rosquinhas cubanas, doce de leite argentino e um "mousse" de tequila que abalaram o nosso paladar.
     Houve um espetáculo de dança, ritmo e muita alegria. A oficina de salsa cubana com dançarinos na companhia de Carlinhos de Jesus abriu o evento que nos brindou com apresentações belíssimas de nossos alunos.
     O público cantou, dançou e se encantou com o grande espetáculo.
     O trabalho foi realizado pela professora de Língua Espanhola Ana Paula Oliveira com os alunos das turmas 1801, 1802, 1901 e 1902.
                          Sebastião Mesquita - T: 1801