quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto Brasil de Tuhu


No dia 13 de novembro recebemos em nossa escola o Projeto Brasil de Tuhu com uma belíssima apresentação de música clássica.
Tuhu é o apelido de infância do maestro Villa-Lobos. Idealizado pelo Quarteto Radamés Gnattali, o projeto Brasil de Tuhu discute a volta do ensino musical às escolas do Brasil e visa despertar o interesse das crianças pela música.
Brasil de Tuhu roda o país desde 2009. Em sua quinta edição, em 2013, o projeto traz os Concertos Interativos para escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Os músicos do Quarteto Radamés Gnattali se baseiam no antológico ‘Guia Prático’ (1932), de Heitor Villa-Lobos, para selecionar e adaptar o repertório que foi mostrado aos jovens dos ensinos fundamental e médio, com a intenção de estimular seu interesse e percepção musicais.
  


sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PROJETO CEM VINÍCIUS

          Vinícius de Moraes, nascido Marcus Vinicius de Moraes (Rio de Janeiro, 19 de outubro de 1913  Rio de Janeiro, 9 de julho de 1980) foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.
Poeta essencialmente lírico, o que lhe renderia a alcunha "poetinha", que lhe teria atribuído Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado era, também, conhecido por ser um grande conquistador. 
O autor de clássicos da música popular brasileira, como "A Felicidade", "Garota de Ipanema", "Manhã de Carnaval" e "Eu sei que vou te amar", dentre muitos outros, completaria 100 anos no dia 19 de outubro de 2013.
Para homenagear o centenário de Vinícius de Moraes, conhecido como "poetinha", os alunos da turma 1901 com as professoras Ana Paula Oliveira e Maria Beatriz desenvolveram trabalho Cem Vinícius.
O trabalho foi desenvolvido durante as aulas de artes visuais e na sala de leitura da escola. Na 1ª etapa, os alunos estudaram a biografia e obra do poeta. Em seguida, selecionaram em grupo uma música que foi ilustrada e os trabalhos foram expostos no mural no pátio da escola. As músicas selecionadas foram cantadas pelos grupos numa apresentação para a turma na Sala de Leitura.


Mural Cem Vinícius no pátio da escola



Garota de Ipanema

Epitáfio

Sei lá e a vida tem sempre razão





Alunas ajudando a Professora Ana Paula na Sala de Leitura

Organização do trabalho


Apresentação








segunda-feira, 30 de setembro de 2013

POSTE DA PAZ


"Que a paz prevaleça na Terra"
                                     Rosália Monteiro
Até hoje a humanidade não teve um  só  dia sem guerra em algum lugar da Terra.Assim, após a devastação e horrores da Segunda Guerra Mundial, especialmente a grande tragédia provocada pelas bombasatômicas, lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão;  o poeta e filósofo Masahisa Goi (1919 - 1980)rezava e meditava, buscando uma maneira de trazer a paz para todas as pessoas e povos. A prece Que a Paz Prevaleçana Terra, veio-lhe como uma inspiração. Ele concluiu que um simples pensamento sobre a paz já seria um impulsonessa direção. Esta mensagem pensada e rezada, ao menos uma vez ao dia, como uma prece ou profundo desejo surtiria, em nossa mente, um efeito benéfico epacificador. Quem projetar, mentalmente, essa frase terá mais harmonia e paz dentro de si - pensava ele - e a irradiarápara os demais, procurando viver dentro do espírito que tais palavras inspiram. Em 1955, Masahisa Goi funda, no Japão, uma instituição dedicada `a divulgação de suas ideias.
O Poste da Paz é um obelisco (tipo de monumento) que objetiva conscientizar sobre a importância da PAZ como meio de sobrevivência planetária.  É também a lembrança de nosso compromisso com a vida harmônica e um ponto de encontro entre todos que se orintam para a vida pacífica.
O Poste da Paz foi “plantado” na Escola Municipal Teófilo Moreira da Costa no Dia Internacional da Paz, 21de setembro, como culminância do Projeto Meditação para a Paz na Escola. Este Projeto vem sendo realizado desde 20012.  Hoje, este Projeto está vinculado ao Programa de Saúde Mental proposto pela Secretaria Municipal de Educação. Em nossa escola, diretoria, professores, alunos e funcionários apoiaram e se mobilizaram, alegremente, para a realização desta iniciativa pioneira na rede municipal prol da cultura de Paz. 
Nosso propósito é incentivar a paz interna e a paz externa através de reflexões críticas sobre a realidade promovendo ações educativas em favor da não violência.
Localizado em frente à Sala de Leitura (sugestão de querida e dedicada  prof.a Luísa Margarete), cercado por  flores, plantadas por alunos e professores, o Poste da Paz é um símbolo do espírito de convivialidade na comunidade escolar e um lembrete permanente de que a possibilidade de paz começa em cada um de nós.
 Somos responsáveis pela Paz. Ao erigirmos o Poste da Paz em nossa Escola, entramos em comunhão com milhares de pessoas de vários países: homens, mulheres, jovens e crianças que cultivam e rezam pela Paz realizando ações geradoras de Paz.
Divulgue esta ideia. Reze pela paz. Realize ações pacificadoras e construtoras de Paz.

Embora a nossa volta existam tantas evidências de  agressividade, em nossa escola, uma bela e amorosa  mensagem de paz está florescendo na Escola Municipal Prof. Teófilo Moreira da Costa porque estamos convictos de que a PAZ é o maior valor para a vida mais plena.

Alunos preparam o canteiro
Alunos preparam o canteiro


Diretora adjunta Carla acompanha o trabalho

Professora Rosália 









domingo, 8 de setembro de 2013

BIENAL DO LIVRO

      Abaixo, veja os livros comprados na Bienal do Livro/2013 pela professora  Luiza Margarete, e que em breve todos os alunos poderão conferir na Sala de Leitura! 


sábado, 31 de agosto de 2013

E.M. PROF. TEÓFILO NA BIENAL DO LIVRO

A nossa escola estava muito bem representada pelo trabalho da turma de projeto Acelera 3, da professora Viviane. Esta turma inventou contos novos de fadas com muita criatividade orientada pela professora Luiza Margarete, da Sala de Leitura. Esses contos foram reunidos num livro ilustrado pelos próprios alunos, enviado à 7ª CRE e exposto na Bienal do Livro pela SME.
O livro “Os Novos Contos de Fadas” foi trabalhado durante os meses de maio a agosto de 2013. Este projeto tem como objetivo principal agir nas deficiências leitoras do aluno a fim de aumentar sua capacidade de ler, compreender e comparar leituras usando outras mídias.
Parabéns, alunos!!!!

                                 A S.M.E. presente na Bienal do Livro, no Rio de Janeiro

                                 Livro escrito e ilustrado pela turma Acelera 3. Parabéns!!!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

PROJETO AMISTAD: TRABALHANDO VALORES


          O projeto surgiu de uma iniciativa dos alunos do 9º ano que perceberam a necessidade de um trabalho de integração dos novos alunos e conscientização de alguns alunos que apresentavam problemas de comportamento.
Neste trabalho, iniciado em junho 2013, desenvolvido pela professora Ana Paula Oliveira que ministra língua espanhola, os alunos envolvidos discutiram alguns valores como: FAZER O BEM, RESPEITO, AMOR, NÃO-VIOLÊNCIA, VERDADE e COMPANHEIRISMO. Na 1ª etapa, fizemos uma dinâmica em sala de aula, onde cada um retirava da caixa do coração uma tarefa como, por exemplo, relatar uma ação de companheirismo, gritar alto para a turma “eu te amo”, dar exemplo de uma boa ação. Desta maneira, discutimos que valores faltavam em nosso dia-a-dia. Os alunos relataram, entre outros pontos importantes, que todos deveriam compreender o respeito como valor fundamental para nossa convivência, que a escola é um espaço importante na formação e crescimento humano e, também, enfatizaram a necessidade de discutir a questão da conservação do espaço escolar.
         Para atingir toda a comunidade escolar, os alunos confeccionaram corações de cartolina, colaram num pirulito de coração com mensagens sobre os valores e conservação da escola. Fizeram intervenções em todas as salas: o primeiro grupo “invadia” a sala com encenações de atos de desrespeito e violência. Em seguida, um dos alunos do projeto entrava e pedia que os alunos daquela turma refletissem e questionassem o que estava sendo discutido nesta cena. Ao final, outro grupo do projeto distribuía o que denominaram “um carinho e uma doçura”, referindo-se ao ato de distribuir os pirulitos de coração com as mensagens sobre os valores discutidos.
         Agradecemos o empenho dos alunos e a colaboração dos professores que permitiram a intervenção e desenvolvimento do projeto.  
             


Início da dinâmica

Início

Alunos atentos as explicações de como seria a dinâmica

O aluno Sebastião Mesquita inicia a discussão falando 
sobre a importância dos valores

Os alunos abraçam seus colegas em demonstração de afeto

O aluno Lucas escolhe um amigo que se destaca dentro do grupo

O aluno Kaio recebe carinho do colega 


Os alunos Sebastião e Rebeca confraternizam após o relato 
de ações corretas 

A aluna Ana Sabrina fala sobre respeito

A aluna Pâmela grita aos colegas o seu amor

Mural da turma 1902

Mural da turma 1902



Mural da turma 1902

Mural no pátio da escola sobre os valores discutidos