segunda-feira, 22 de setembro de 2014

ENCONTRO COM MAFALDA

         Foi com muito prazer que a professora Luiza Margarete, de Sala de Leitura, planejou uma oficina de compreensão e criação de história em quadrinhos com a personagem Mafalda, por ocasião do Salão do Livro. A turma convidada para esse trabalho foi a 1901.


         Inicialmente, a professora leu e fez uma compreensão oral do texto de Umberto Eco chamado “Mafalda ou a recusa” no qual este autor faz, com muito sucesso, um paralelo entre os personagens Mafalda e Charlie Brown no livro “Toda Mafalda – da primeira à última tira”. Depois, ocorreu uma pequena palestra sobre Mafalda, fruto de uma pesquisa feita de uma entrevista dada por Quino, criador da Mafalda.


A oficina seguiu com uma pequena revisão sobre a estrutura das histórias em quadrinhos: tipos de balão, legenda, enredo, personagens, tipo de letras usadas, diagramação do quadrinho, etc.


         Em seguida, a professora Luiza apresentou um desafio: desenhar a Mafalda. Para isso, foram analisados seu cabelo, formato de rosto, olhos, boca, laço de fita no cabelo. Depois, o desafio foi  mais apimentado: EU, UM  PERSONAGEM DE HQ. Os alunos se desenharam tal qual um personagem de histórias em quadrinhos. Deu certo! Eles se divertiram muito e criaram personagens curiosos a partir de sua própria imagem.


Então, chegou a hora de juntarem tudo o que aprenderam para produzirem uma tirinha que definitivamente dialogasse com a tirinha criada por Quino. Eles teriam que fazer a leitura verbal e não verbal da tirinha da Mafalda, para depois criarem a sua própria tira, realizando um verdadeiro encontro com a personagem Mafalda, sendo eles próprios personagens também. E é aí que o trabalho complicou. A professora teve que fazer diversas orientações, mas o produto final o leitor confere aqui.





Da esquerda para direita: as professoras Mª Beatriz, Luiza e Mª do Carmo 

A professora Luiza não pode finalizar, sem antes agradecer às professoras colaboradoras deste projeto: Maria Beatriz e Maria do Carmo. A parceria é um princípio metodológico do projeto da Sala de Leitura e chave do nosso sucesso porque a participação de alunos e professores são muito valiosas.

                         Mural com os trabalhos dos alunos


Nenhum comentário:

Postar um comentário